Segunda, 05 Novembro 2018 16:55
DIREITOS HUMANOS

Semudh participa da abertura do 5º Seminário Alagoano de Atuação Policial Frente à Proteção e Promoção dos Direitos dos Grupos Vulneráveis

Evento promovido pela SSP-AL acontece nos dias 05 a 09 de novembro, no auditório da OAB, Centro

Texto de Joanna de Ângelis

Em parceria com a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas – Semudh, a Chefia de Ensino Integrado, da Secretaria de Estado da Segurança Pública - SSP, realiza entre os dias 05 e 09 de novembro o 5º Seminário Alagoano de Atuação Policial Frente à Proteção e Promoção dos Direitos dos Grupos Vulneráveis.

Na mesa de abertura, além da secretária Maria José da Silva, estavam presentes representantes da OAB Alagoas, do Ministério Público Estadual, e da Fundação Cultural Palmares, além do secretário executivo de políticas de segurança pública, o delegado Manoel Acácio Júnior, representando o secretário de estado da segurança pública, coronel Lima Júnior.

Em seu discurso, a secretária Maria José ressaltou a iniciativa da realização do evento e enfatizou a importância da ação como estratégia de desenvolvimento da segurança em Alagoas. Os grupos vulneráveis carecem de uma compreensão diferenciada em razão das suas particularidades e a segurança pública, como política de estado, necessita de seminários como esse para aprimoramento da relação polícia e comunidade, especialmente em um momento como o que vivemos. O melhor caminho é qualificar o nosso policial militar tendo em vista a garantia dos direitos fundamentais dos grupos vulneráveis quando da atuação policial frente a esses grupos”.

V Seminário Alagoano de Atuação Policial Ascom Semudh 1

O delegado e secretário executivo da SSP, Manoel Acácio, reiterou da importância do trabalho integrado entre as secretarias de estado, como fortalecimento das políticas públicas. “Nós temos atuado integrando nosso trabalho com a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, por meio da secretária Maria José. Temos a Patrulha Maria da Penha frente a essa luta e mostrando resultados melhores a cada dia. O encontro reúne as instituições que fazem parte da segurança pública buscando a consolidação da capacitação desenvolvida aqui para que possamos aplicar no dia-a-dia das ruas o conhecimento adquirido, para que continuemos trabalhando visando à redução no número de agressões aos grupos vulneráveis em Alagoas”.

O evento conta em sua programação com palestras voltadas para temáticas como racismo, população em situação de rua, comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis), contra a dignidade sexual, além de oficinas práticas e estudos de caso.