Terça, 28 Dezembro 2021 14:23
24 HORAS

Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher será inaugurado na Central de Flagrantes nesta quarta (29)

Parceria entre a Semudh, Polícia Civil e SSP, garante mais um mecanismo de denúncia para a população feminina de forma humanizada.

Sala Lilás do NUIAM terá atendimento 24h na capital alagoana Sala Lilás do NUIAM terá atendimento 24h na capital alagoana ASCOM SEMUDH
Texto de Joanna de Ângelis

A mulher vítima de violência doméstica ou familiar ganhará um novo espaço de acolhimento e de proteção, com um detalhe especial: funcionando 24 horas. O Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NUIAM) será inaugurado nesta quarta-feira (29), a partir das 11h, na Central de Flagrantes da capital.

O projeto que nasceu da articulação entre a Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh) e a Polícia Civil de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), vai assegurar mais um mecanismo voltado para a população feminina, com atendimento por meio de uma equipe de prontidão para acolher quem mais precisa.

Para a secretária Maria Silva, o espaço representa um avanço único dentro das políticas para a mulher em Alagoas. "A mulher vítima de violência que busca a nossa ajuda precisa saber que será acolhida de forma humanizada, que terá seus direitos e sua dignidade respeitados e que quem a recepcionar buscará todas as formas de assegurar sua integridade física e moral”.

O que é o NUIAM?

O Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher - NUIAM é um espaço dentro das delegacias da Polícia Civil, vinculado à Secretaria da Mulher, com o intuito de integralizar o atendimento das mulheres em situação de violência, por meio do registro da ocorrência policial e do direcionamento para suporte psicossocial e jurídico.

Entre os seus objetivos, estão: a quebra do ciclo de violência, a inserção da mulher na rede de proteção local e a humanização e sensibilização de cada atendimento específico, ampliando assim a segurança e a garantia dos seus direitos e, ao mesmo tempo, dinamizando e acelerando o socorro das vítimas.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Carlos Reis, “esta é mais uma medida que a Polícia Civil de Alagoas adota visando uma melhoria do atendimento às mulheres que infelizmente ainda são vítimas de violência”.

O delegado-geral reafirmou a ideia, após a conclusão do concurso público para os cargos de delegado, agente e escrivão de polícia, de colocar Delegacias de Defesa da Mulher funcionando também durante 24 horas.

Carlos Reis disse ainda que o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, também tem orientado para que haja um tratamento diferenciado nas questões relacionadas à violência contra a mulher, em Alagoas.

Sala Lilás

Localizada no bairro do farol, o NUIAM da Central de Flagrantes contará com uma Sala Lilás, para recepção e orientação das mulheres que procurarem ajuda para realizar as denúncias de violência, bem como redirecionamento para órgãos vinculados que realizam trabalhos de acompanhamento jurídico, assistência social e psicológico.

Na última segunda-feira (27), a equipe multidisciplinar do Centro Especializado de Atendimento à Mulher da Semudh realizou uma formação com os funcionários da Central de Flagrantes para disseminar ainda mais os direitos da mulher e ampliar o conhecimento sobre toda a rede de proteção.

WhatsApp Image 2021 12 28 at 11.19.34

“A Central de Flagrantes agora está lilás. O lilás que representa o compromisso do Estado no enfrentamento à violência de gênero e com o seu dever de cuidar de todos e todas", completou a secretária Maria Silva.